Ajude a limpar o Planeta !

Ajude a limpar o planeta!
Feche os olhos e imagine sua cidade sem plantas nem vida, mas lotada de montanhas de lixo por todos os lados. Entendeu agora por que é importante aprender a reciclar?

Você já deve ter ouvido a palavra reciclagem, mas talvez, até agora, não saiba direito o que quer dizer. Ou, quem sabe, ainda não tenha idéia de quanto reciclar é fundamental para que o planeta Terra continue cheio de vida. Para entender melhor esse papo, imagine um vidro de maionese que, depois de vazio, se transforma em uma embalagem de molho de tomate que, por sua vez, vira garrafa de suco (ou volta a ser vidro de maionese). Você também pode acompanhar a viagem de uma caixa de sapatos que se juntou a uma embalagem de papelão mais algumas revistas e jornais antigos e acabaram todos se transformando em livros e cadernos. A reciclagem é exatamente isso: um processo industrial que transforma o lixo descartado (vidro, papel, alumínio, borracha, plástico) em um produto semelhante ao inicial ou em outro, como pneus velhos que atualmente são usados para fazer a pavimentação de ruas. O lixo também pode virar arte, sabia? Tem artista aproveitando jornais velhos para fazer belíssimas luminárias e até bijuterias.

A reciclagem começa em casa
Nessa altura da matéria, você pode estar se perguntando: “Qual a vantagem de usar um caderno de papel reciclado se posso comprar um novo, mais bonito?”. Com um simples ato como esse, você contribui com várias coisas. Por exemplo:

• Ajuda a diminuir a quantidade diária de lixo no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada brasileiro produz 800 g de lixo por dia. Isso quer dizer que diariamente são recolhidas mais de 228 mil toneladas. É lixo que não acaba mais!

E grande parte dessa montanha vai parar nos lixões, na rede de esgotos e galerias das cidades, nos córregos e onde mais houver gente com o (péssimo) hábito de jogar lixo em qualquer lugar. Na verdade, essas pessoas nem têm idéia do mal que fazem a elas mesmas, aos seus filhos e à natureza.

Além disso, a reciclagem contribui para...
• Diminuir a poluição do solo, da água e do ar.
• Melhorar a limpeza da cidade e evitar enchentes.
• Preservar muitas árvores. Reciclar uma tonelada de papel significa poupar a vida de 54 árvores de pínus ou 34 eucaliptos com 12 metros de altura, que deixarão de ser cortadas e encaminhadas para as fábricas de papel.

Isso serve, isso não serve
Quem quiser entrar nessa onda de salvar o planeta de tanto lixo precisa conhecer duas regrinhas básicas:

• O lixo de casa deve ser separado. Ou seja, papéis, jornais, embalagens de papelão e revistas, por exemplo, devem ser colocados em um saco; os vidros, em outro, as latinhas de alumínio, em outro. De preferência, nenhum lixo reciclável deve ser jogado fora com restos de comida. Depois de tudo separado, peça a seus pais que entreguem o lixo nos postos de recolhimento de sua cidade.
• Nem tudo que é feito de papel ou vidro pode ser reciclado. Veja alguns exemplos do que pode e não pode ser separado para a reciclagem:

Papel
Pode — Caixas de papelão, jornais, revistas, impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papel timbrado, embalagens longa vida, cartões, papel de fax.
Não pode — Papel higiênico, papel-carbono, fotografias, fitas e etiquetas adesivas.

Vidro
Pode — Garrafas de bebida alcoólica e não alcoólica (refrigerantes, cerveja, suco, água, vinho, etc.), frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes e produtos de limpeza), potes de produtos alimentícios, vidros de automóveis.
Não pode — Espelhos, vidros de janela e de box de banheiro, lâmpadas, cristal, ampolas de remédios, fôrmas, travessas e utensílios de mesa de vidro temperado, tubos de televisão e válvulas.

Quanto tempo dura o lixo?
Alguns materiais que jogamos fora chegam a durar uma eternidade. Dê só uma olhada em quanto tempo alguns tipos de lixo levam para se decompor na natureza e pense 200 mil vezes antes de jogar qualquer coisinha na rua, na praia, no mato...